ataque no centro

Colegas lembram com carinho de pai e filho assassinados

Um dia depois da trágica morte do garçom Gilberto Mendes, 61 anos, de seu filho, Gabriel Mendes, 16 anos - brutalmente assassinados dentro do apartamento onde moravam, na manhã de sábado, no Centro de Santa Maria - amigos e colegas recordaram dos dois como pessoas amáveis e muito queridas.

Leia mais sobre o caso
: Bandido armado invade prédio, mata pai e filho e fere a mãe 
: Pai assassinado era um garçom conhecido em Santa Maria   
: Mãe pede socorro a familiares e diz "estamos todos feridos"   
: Polícia identifica homem que matou pai e filho   
: Amigos fazem vaquinha para custear funeral de pai e filho 
: Amigos e familiares prestam homenagem no enterro de pai e filho 
: Polícia aguarda depoimentos de sobreviventes para os próximos dias
: Nunca tinha visto uma pessoa em estado tão fora do normal, diz delegado
: Eu disse que não e ele me deu um tiro", conta estudante que sobreviveu ao assassino

Em um post no Facebook, Camila Costa escreveu um texto sobre Gilberto, conhecido da população por atuar como garçom em locais tradicionais como Café Cristal, Clube Caixeiral e outros.

Na mensagem, ela diz:

"Ao melhor garçom do mundo..."
Alguém olhou pro céu hoje? Não era o mesmo céu dos outros dias, as nuvens grudadinhas uma na outra, com um tom sem graça, pareciam querer anunciar algo.
E mais uma vez a cidade silenciou, mais uma manhã dolorida em Santa Maria da Boca do Monte.
O pequeno grande Betinho retornou ao Lar, findando hoje sua missão na Terra. Pai zeloso pelo que sabemos, fará sua passagem de mãos dadas com seu filho Gabriel. E aqui, nós sentiremos sua partida, em dobro.
O Betinho era torcedor do Periquito, conhecido por sua gentileza e seu jeito divertido de atender. Eficiente e cheio de assunto... Um suco pro gurizinho? Copo de plástico pro pequeno? Coca zero pra senhora? Trabalhando muito? E lá (minha casa), tudo bem?
- Sim, Betinho. Tudo bem!
Feliz de quem almoçou no Caixeiral e foi recebido por aqueles simpáticos olhos azuis. Dá pra entender o motivo do céu sem graça hoje pela manhã. Destino ou não, as portas do restaurante também se fecharam. E pra quem não conheceu o Betinho, eu lamento... Porque o Betinho era o melhor garçom do mundo.
Bom retorno, seu Gilberto. O cara lá de cima precisava de um companheiro que nem o senhor.
Com carinho e saudades, Restaurante Caixeiral

MENINO DOCE
O adolescente Gabriel Mendes, 16 anos (na foto, ao lado, com o pai), foi descrito por amigos como um menino doce. O garoto dos olhos azuis, gremista e que gostava de jogos eletrônicos, estava no 9º ano do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. E era extremamente tímido, conforme descreve o professor João Pedro Wizniewsky Amaral, que lecionou inglês para a turma do adolescente.

De acordo com Amaral, Gabriel era um menino tranquilo, com amigos e que sentava no fundo da sala. Além disso, o professor recorda que ele sempre foi muito inteligente, mas que a maior dificuldade era fazê-lo falar em aula.
- O Gabriel era daquelas pessoas que tinha vergonha até de sorrir. Na sala de aula, eu tinha dificuldade de fazer com que ele participasse, porque o inglês exige a conversação, mas ele era muito tímido - ressalta.

Segundo o professor, Gabriel surpreendeu quando aceitou participar de um curta-metragem, em 2016. No filme, Amaral diz que o adolescente estava feliz e protagonizou uma história muito parecida com o que chocou a todos no sábado. O nome do filme é O Perigo Mora ao Lado:

- O filme tem uma infeliz coincidência porque o Gabriel morre com um tiro nele. Esse é um dos casos que a realidade, infelizmente, contra a lógica da natureza, imitou a ficção.

A escola está consternada. Vera, a mãe de Gabriel, que está hospitalizada por também foi atingida por disparos, também foi aluna do Olavo Bilac.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TJ nega liberdade a motorista que atropelou e matou mototaxista Anterior

TJ nega liberdade a motorista que atropelou e matou mototaxista

'Eu disse que não e ele me deu um tiro', conta sobrevivente sobre o ataque que sofreu do bandido que matou pai e filho Próximo

'Eu disse que não e ele me deu um tiro', conta sobrevivente sobre o ataque que sofreu do bandido que matou pai e filho

Polícia/Segurança